Fenômeno chamou atenção dos moradores de Uauá, na noite da última segunda-feira (19)
A tão comentada "Superlua azul", ou Lua de Esturjão, deu as caras em Uauá e também em todo Brasil, na última segunda-feira (19). O fenômeno aconteceu porque ontem a Lua estava mais próxima da Terra, fazendo com que parecesse maior. O termo "Superlua azul", porém, não se refere à cor do satélite que orbita a terra, mas sim ao fenômeno de duas luas cheias no mesmo mês. Outra observação importante é que, embora o nome sugira a cor azul, durante o nascer e o pôr do Sol, a lua na verdade ganha um brilho levemente avermelhado alaranjado. Moradores do município de Uauá ficaram encantados com o fenômeno.
Em relação à distância, a média entre a Terra e a Lua é de cerca de 382 mil km. Porém, nesta superlua, a lua ficará numa distância menor, de aproximadamente 357 mil km da Terra.
O estudante faz parte do Clube de Astronomia Carl Sagan, e explica que o termo "superlua" significa que a Lua estará em seu ponto de periélio, ou seja, no ponto mais próximo da Terra. "A Lua nascerá a leste, por volta das 18h, cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua cheia normal", afirmou Henrique.
Segundo a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), o termo foi cunhado em 1979, pelo astrólogo Richard Nolle, referindo-se a uma Lua cheia que ocorre com a Lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. A distância específica que caracteriza a Superlua pode variar, pois a órbita da Lua é elíptica, e não circular. Abaixo mais uma foto registrada por Bill, morador da sede de Uauá.
REDAÇÃO: WWW.UAUAWEB.COM.BR
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.