Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

IBGE: Uauá possuí 21 indígenas, segundo Censo Demográfico

 IBGE divulgou novo recorte populacional, na última segunda-feira (07) de agosto.

Registro de uma mulher indígena - Foto: Meramente ilustrativa 

Uauá tem 21 pessoas que se autodeclararam como indígenas, de acordo com o Censo Demográfico de 2022. Eles moram em diversos domicílios, segundo o levantamento. Esse número representa apenas 0,09% da população uauaense, já como o total dos habitantes somam 24.665. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última segunda-feira (07/08)

Segundo a pesquisa, em 2022, a Bahia foi o estado com a segunda maior população indígena do país: 229.103 pessoas, que representavam 13,5% dos 1.693.535 indígenas identificados pelo Censo Demográfico no Brasil. A Bahia onde fica localizada Uauá ficava abaixo apenas do Amazonas, onde 490.854 pessoas se declararam ou se consideraram indígenas, representando 29,0% do total recenseado nacionalmente.

População indígena quase dobra no país 
O Censo de 2010 apontava que a população indígena do país era de cerca de 900 mil pessoas – ou seja, quase dobrou em 12 anos. Duas razões explicam esse fenômeno. Uma delas é que o IBGE conseguiu identificar mais terras indígenas demarcadas pela Funai. Outro motivo é que o questionário foi modificado no levantamento mais recente. "(Agora) existe o fato de termos ampliado a pergunta ‘você se considera indígena?’ para fora das terras indígenas", explica a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes. É por isso que o município de Uauá também apresenta população indígena, mesmo sem ter nenhum território demarcado. Com o questionário anterior, é provável que essas pessoas fizessem uma auto declaração como pardas. “Esse crescimento não é unicamente demográfico. Há também um aumento relacionado a aspectos metodológicos e também a diferenças em relação ao autor reconhecimento. Possivelmente mais pessoas se reconheceram como indígenas em 2022”, afirma o antropólogo Ricardo Ventura Santos, à Agência Brasil. “Houve um aperfeiçoamento muito importante da coleta dos dados indígenas nos censos ao longo dessas décadas e precisaremos nos debruçar sobre os dados para compreender os fatores envolvidos nas mudanças demográficas”.


REDAÇÃO: WWW.UAUAWEB.COM.BR

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara