Redação
O Secretário de Saúde do município de Uauá, Jorge Lobo, em entrevista ao Jornal AP, fez uma avaliação positiva das atividades realizada na área de saúde durante o ano de 2022. Ele frisou que quando assumiu a pasta uma das suas prioridades foi fazer os levantamentos e implementações de programas que estavam faltando na cidade.
Situação do CAPS
O secretário falou que os recursos da saúde ainda são poucos e infelizmente não dar para atender a população. “Quando eu fui prefeito deixei 600 pessoas cadastradas no CAPS e atualmente temos 5 mil pessoas, sendo que quase todas tomam remédios controlados. Vamos implantar a medicina alternativa, inclusive já compramos todo o material para fazer horta e plantar plantas medicinais em todos os PSF’s e no CAPS”.
.
Ele disse ainda que quando assumiu a pasta, o CAPS estava totalmente desestruturado. “Já estruturamos, não se alimentava o sistema do CAPS há mais de 4 anos, quase que a gente perdia a verba que segura as despesas do CAPS. Hoje contamos com 1 médico psiquiatra, 1 médica clínica psicóloga, enfermeira, farmacêutico, assistente social e técnica em enfermagem”.
Reforma do hospital e PSF’S
Lobo disse acreditar que até o dia 31 de janeiro a empresa responsável pela reforma Hospital Municipal Dr. Jair Braga, entregará a unidade para a população. “Foram reformados vários leitos, enfermarias, áreas cirúrgicas. O recurso já existia, porém o projeto está sendo executado”.
Sobre os PSF’S, alguns estavam danificados, entre eles, Pedra Branca, Alto do Conselheiro e Caldeirão do Almeida que serão reformados no próximo ano. “Vamos fazer uma reforma geral, o setor de odontologia estava 100% parado e já conseguimos restabelecer os serviços em 5 PSF’S e temos mais 2 gabinetes odontológicos conveniados com o governo do estado que serão instalados nas localidades que ainda estão faltando: Caldeirão da Serra, Poço do Vieira e Caracatá, a nossa ideia é instalar dois e arranjar mais recursos para os demais com 9 equipes que fazem limpeza, restauração e extração. No momento ainda não fazemos canal, a partir do próximo ano queremos fazer credenciamentos com as clinicas de Uauá”.
Lobo enfatizou que atualmente o hospital conta com dois plantonistas. “São profissionais que ficam disponíveis 24h por dia, atendemos todos os dias e anualmente quase 36 mil pessoas. Hoje também fazemos pequenas cirurgias no hospital”.
Ele disse também que o hospital conta com equipamentos de qualidade para atender as demandas. “São ar-condicionado, cadeiras, camas, centro cirúrgico, berços aquecidos, bombas de infusão que controla as pessoas que são entubadas, ambulâncias, entre outros. Alguns equipamentos foram adquiridos com recursos próprios e outros com ajuda do Governador Rui Costa e dos deputados Roberto Carlos e Ronaldo Carletto”.
Questionado sobre a realização de cirurgias no hospital, ele foi direto. “Ainda não possuímos o certificado dos bombeiros, sem alvarás, certificado de raio x que contratamos agora e o rapaz vai emitir o certificado. Vem uma empresa especializada de Petrolina para fazer a implantação. Acredito que no próximo ano estejamos aptos para realizar cirurgias”.
Casa de Saúde da Mulher
De acordo com ele, é um projeto da ex-vereadora Leila de Jorge Lobo e que foi implantado no município há quase 5 meses e já atendeu mais de 1500 mulheres. “Pretendemos também a partir do próximo ano implantar uma casa para os homens e os idosos. Vale destacar que os PSF’s continuaram com os seus atendimentos normais”.
Cadastramento de pessoas no sistema da saúde
Ele disse que no ano de 2021 eram cadastrados pelos agentes comunitários da cidade apenas 9 mil pessoas no sistema. “Em 2021 quando assumimos os agentes comunitários cadastraram mais de 23.797 mil pessoas. A ideia é que no próximo ano eles trabalhem com tablet”.
Volta dos atendimentos de fisioterapia
“Estava parada há mais de 3 anos e já restabelecemos os serviços e credenciamos mais 3 clinicas para iniciar os trabalhos em janeiro. Já fizemos convite para credenciar os serviços no hospital Sote, Imaculada da Conceição e Hospital São Lucas – inclusive eles já deram o retorno e em breve contaremos com a equipe do hospital”.
Casa de apoio em Salvador
“Melhoramos a casa de apoio e atualmente estamos acolhendo mais de 500 pessoas por mês. Totalizando uma despesa de quase R$ 22 mil por mês, implantamos uma técnica para acompanhar o carro do TFD que antigamente não existia”.
Setor de marcação ligada à policlínica
“Nós atendemos mais de 60 ultrassons por mês, quase 20 ressonâncias, quase 25 tomografias, consultas de rotinas e exames de diversas especialidades”.
Atendimentos de consultas eletivas
“Hoje contamos com exames laboratoriais, ultrassom, consultas com cardiologistas, dermatologistas e no próximo ano a nossa meta é trazer a pediatra e a ginecologista. Atualmente só temos a médica que é a Dra. Tânia que atende na Casa da Saúde da Mulher”.
Campanha de combate a Covid-19
Ele destacou que foram vacinados na cidade uma grande parte da população. “Trabalhamos muitos no combate e hoje poucas pessoas faltam serem vacinas com a 4° dose. Estamos com mais de 200 casos ativos mais graças a Deus não temos nenhuma internação”.
Outras ações estão sendo realizadas a exemplo da reforma do prédio onde funcionária a Secretaria Municipal de Saúde.
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.