Portal UauáWeb - Notícias em ação!

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Russos em fuga deixam corpos de soldados para trás

Tropas da Rússia deixaram cidade ucraniana de Lyman, em Donetsk. (Foto: Divulgação)

Tropas russas que fugiram da cidade de Lyman, na região ucraniana de Donetsk, leste do país, deixaram para trás corpos de soldados da Rússia e da Ucrânia pelas ruas.

A cidade tinha sido invadida em maio e é parte da área ucraniana recém-anexada ilegalmente à Rússia, mas o território está sendo retomado numa contraofensiva de Kiev que está levando à fuga dos russos.

Lyman, que é considerada estratégica pelos russos por ser onde funcionava um centro logístico das regiões ocupadas por Moscou, foi abandonada pelas tropas da Rússia no último fim de semana. Na última terça-feira (4), equipes da agência de notícias AP viram 18 corpos de soldados no chão.

Os militares ucranianos recolheram os corpos que encontraram de combatentes da Ucrânia, mas deixaram os de russos no chão mesmo.

Áreas retomadas 

Na noite de terça, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que dezenas de localidades foram retomadas das quatro regiões que os russos ocuparam. Na região de Kherson, ele listou oito vilarejos. Esses locais se juntam a outras cidades e vilarejos que vêm sendo recuperados pela Ucrânia desde setembro.

As forças russas reconheceram o avanço da contraofensiva ucraniana. O vice-líder da ocupação russa em Kherson, Kirill Stremousov, disse que as tropas ucranianas fizeram “alguns avanços” na região norte e que estavam atacando em outros flancos. Ele afirmou, no entanto, que os ucranianos foram detidos e que tiveram perdas importantes.

Mais de 200 mil pessoas foram convocadas para o serviço militar desde que a Rússia anunciou uma “mobilização parcial” há duas semanas, disse na terça o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, segundo a agência de notícias RIA Novosti.

Shoigu afirmou que a Rússia pretende recrutar mais 300 mil militares como parte da iniciativa, conforme havia anunciado Putin.

Decreto

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto nessa quarta-feira (5) ordenando que o governo russo assuma o controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, e torne-a “propriedade federal”.

Trata-se da maior usina nuclear da Europa e está controlada por tropas russas, mas tem sido operada até agora por funcionários ucranianos.

Sua proximidade com a linha de frente da luta levantou temores internacionais de um desastre nuclear.

“O governo deve garantir que as instalações nucleares da usina […] sejam aceitas como propriedade federal”, diz o decreto, publicado dias antes de uma possível visita à Rússia do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

Rússia e Ucrânia culpam-se mutuamente pelo bombardeio que danificou partes da usina, e a AIEA pediu o estabelecimento de uma zona de proteção ao redor do local para reduzir o risco de um acidente potencialmente catastrófico. Grossi deve manter conversações em Moscou e Kiev esta semana.

FONTE: https://www.osul.com.br/russos-em-fuga-deixam-corpos-de-soldados-para-tras/ 

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara