Milhares de brasileiros saíram neste sábado às ruas das principais cidades do país em manifestações em defesa da vacinação de todos contra a covid-19 e pelo impeachment (destituição) do presidente da República, Jair Bolsonaro.Foto: Ag.Estado/G1
Os protestos tiveram a participação de movimentos sociais, partidos e entidades sindicais.
Carreatas e concentrações ocorreram em Brasília e na maioria das capitais estaduais do país.
Bolsonaro tem vindo a ser acusado de gestão criminosa da pandemia de covid-19, que já causou mais de 215,5 mil mortes em todo o país.
A chegada ao Brasil dos primeiros lotes de vacinas, da CoronaVac e da AstraZeneca, acentuou as fragilidades e incapacidade do governo Bolsonaro para gerir a crise.
Desde o início da pandemia no país, Bolsonaro tem protagonizado campanhas contra as principais recomendações científicas e nomeadamente da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo Bolsonaro, a vacina contra a covid-19 que foi recentemente aprovada pela Anvisa, o órgão regulador, e por cientistas, ‘não está comprovada cientificamente’.
Sexta-feira (22), numa referência à vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e que começa a ser produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, ligado ao estado de São Paulo, Bolsonaro afirmou que “não há nada comprovado cientificamente sobre essa vacina aí”.
“Eu não posso obrigar ninguém a tomar vacina, como um governador um tempo atrás falou que ia obrigar. Eu não sou inconsequente a esse ponto. Ela tem que ser voluntária, afinal de contas, não está nada comprovado cientificamente com essa vacina aí”, afirmou o presidente, citado pelo G1, da TV Globo.
FONTE: https://www.portugaldigital.com.br/brasileiros-saem-as-ruas-das-principais-cidades-do-pais-em-protestos-contra-bolsonaro/
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.