Na América Latina e no Caribe, os jovens representam 25,3% da população e, em média, representam apenas 17,47% da população rural da região.
Esse tipo de participação agrega investimentos e aumenta a possibilidade de execução de novas iniciativas | FOTO: Divulgação |
Um Portal do Turismo Rural. É o que propõem quatro jovens da comunidade Rural de Testa Branca em Uauá, município ao norte da Bahia, que são contemplados pelo projeto Pró-Semiárido, por meio do Jovens Comunicadores. O projeto foi selecionado para a segunda fase do Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe, Projeto do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e está na disputa pelo investimento.
A iniciativa tem por objetivo a divulgação de atrativos das comunidades rurais que apresentam grandes potenciais turísticos em um portal na internet, visando a geração de renda local e a divulgação de um modelo para o desenvolvimento de comunidades rurais, podendo ser replicado em outras localidades.
Teones, Keliane, Jouyce e Lívia fazem parte do projeto Jovens Comunicadores, que é desenvolvido pelo projeto Pró-Semiárido, fruto da parceria entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional para o desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural com o objetivo de levar conhecimentos que gerem o empoderamento à juventude, em 32 municípios, abarcando 300 jovens, no total.
Para a coordenadora do projeto, Emília Mazzei, esse tipo de participação, em editais voltados para esse público, agrega investimentos e aumenta a possibilidade de execução de novas iniciativas. “Temos oficinas de Fotografia, Cordel, Marketing Digital, Textos, Técnicas de Entrevista, Audiovisual, mas é em Cidadania que essa juventude aprende a elaborar projetos”, explica, e continua: “Acreditamos que essas ferramentas de comunicação ampliam o conhecimento e possibilitam um leque de opções para a geração de renda”.
Neste sentido, a partir dos conhecimentos adquiridos no projeto, o grupo se encorajou para o desenvolvimento da ideia e inscrição no Prêmio. Segundo Keliane Santos, “o Projeto Jovens Comunicadores nos incentivou, com as suas temáticas e oficinas voltadas ao meio rural, e nos fez perceber quanta beleza temos nas comunidades.” afirmou.
Ao todo foram selecionados apenas 36 projetos, em todo o país. Teones Almeida Suzano, 26 anos, Keliane Vieira dos Santos, 28 anos, Joyce Abreu dos Santos, 17 anos e Lívia dos Santos Ribeiro,17 anos, são os jovens idealizadores do projeto que aguardam o resultado, prometido para o dia 15 de maio, quando serão apresentados os finalistas do Prêmio, que receberão as recompensas em Bogotá, na Colômbia. As informações são de assessoria.
Parabéns jovens de Uaua',o Brasil precisa de vocês, a América Latina e o Caribe precisam de vocês, o mundo precisa de vocês. Vão em frente.
ResponderExcluir