Análise de universidade catarinense determinou ano anterior ao Descobrimento do Brasil
Uma árvore Imbuia de 535 anos foi derrubada para virar cerca em Vargem Bonita, em Santa Catarina, afirma a Polícia Ambiental. O crime foi praticado em 2018, e agora foi divulgada a análise feita por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A árvore tinha altura de aproximadamente um prédio de 10 andares.
“É um problema cultural do nosso país, onde as pessoas não sabem o valor de uma árvore. Aquelas que caem por ação da natureza deveriam ser exploradas de forma mais nobre, virar peça de museu. Mas fazer uma derrubada de uma árvore rara saudável para fazer palanque de cerca é duplamente criminoso” falou à BBC o professor Marcelo Scipioni, da UFSC.
A Imbuia, de nome científico Ocotea porosa, está na lista de espécies da flora brasileira que estão ameaçadas de extinção. Os donos do terreno foram multados em R$ 12.750 pela derrubada de 17 árvores no local. A recuperação da área verde começou em maio deste ano.
Foto: Polícia Ambiental de SC
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.