Portal UauáWeb - Notícias em ação!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Pela primeira vez mulher trans produz leite e amamenta bebê

03/08/2017- Brasília- DF, Brasil- Nádia Costa amamenta a filha Rafaela Costa. A secretaria de Saúde do DF e o Metrô-DF promovem atividades na estação Galeria para combater a repressão à amamentação em público e estimular o aleitamento materno. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pela primeira vez na história, uma mulher transgênera (que nasceu com corpo de homem mas se identifica como uma mulher) produziu leite materno e amamentou um bebê. Ela tomou esta decisão depois que sua companheira, que estava grávida, decidiu que não queria amamentar a criança.
Para que a amamentação fosse possível, ela passou por um tratamento de 3 meses e meio, incluindo um medicamento que estimula a produção de leite e um bloqueador de hormônios masculinos, e o bombeamento da mama. Ela tem recebido terapia hormonal por 6 anos, mas nunca realizou a cirurgia de mudança de sexo.
O tratamento que ela recebeu é o mesmo dado para mulheres que adotam crianças ou que tiveram filhos com o auxílio de barrigas de aluguel. O tratamento não somente deu certo, como ela conseguiu amamentar seu filho unicamente com seu leite durante 6 semanas! Depois disso o bebê passou a tomar leite de fórmula, porque não havia quantidade suficiente de leite natural sendo produzida.
Channa Jayasena, pesquisador da universidade britânica Imperial College, especializado em endocrinologia reprodutiva diz que o caso representa um avanço impressionante e que apesar de diversas pesquisas ainda estarem sendo feitas, este tratamento é ideal para mulheres trans que desejam amamentar!
Com informações de Terra
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

0 comments:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

POYNTNET - Provedor de Qualidade

PRÓ-SAÚDE - CLÍNICA MÉDICA EM UAUÁ

Grupo Santa Bárbara