O vereador Genilson de Zé Gordo (PP) alertou a população sobre uma matéria veiculada no AP referente ao esgoto do Hospital de Canudos que está sendo despejado dentro do açude. “Na matéria relata que o ex-vereador José Raimundo denuncia que dejetos do hospital daquela cidade está sendo despejado dentro do açude do Vaza Barris, aí vem a preocupação quando se fez tanta manifestação para se fechar o Rodeadouro por causa de uma bactéria, e aí eu questiono sobre a água que está sendo coletada no Vaza Barris por carros do Exército e sendo distribuída na zona rural do nosso município para povo beber”, denuncia.
“Estou falando de água que sai de uma esgoto do hospital. Como será que foi feita a análise desta água? Será que o município vai aceitar este tipo de coisa? Eu tenho certeza que o vereador Zé Raimundo não iria postar no jornal um vídeo que fosse inverdade. Esta água de Canudos sai cara para o nosso povo, inclusive pelo valor do frete que é cobrado”, lamentou o vereador.
A situação é tão grave que o vereador afirmou que “nem a própria população de Canudos faz uso da água do açude porque sabe do grau de contaminação é elevado, sendo que a mesma está sendo enviada para Uauá para servir a população. Será que a grande quantidade de pessoas que está indo para o hospital com problema de saúde não seja por causa da água consumida?”, questionou. Ele ainda chamou a atenção da administração municipal sobre o poço artesiano da comunidade de Barnabé que se encontra quebrado há dias com as famílias passando necessidade.
A reportagem do AP esteve outras vezes no município de Canudos e detectou que a água de esgoto da cidade, juntamente com a do hospital, estava sendo despejada dentro do açude.
No dia 11 de junho desta ano, a reportagem do AP divulgou matéria sobre a água que estava sendo coletada por carros pipa do Exército para servir ao povo de Uauá. (veja http://acaopopular.net/jornal/familias-da-zona-rural-de-uaua-consomem-agua-poluida-extraida-de-acude-poluido-em-canudos/)
Já no dia 13 de maior, a vereadora Lucinha de Zé Raimundo (PP) também fez denuncia sobre o esgoto do hospital sendo despejado dentro do açude. (veja http://acaopopular.net/jornal/canudos-continua-o-descaso-e-abandono/)
Outro fato, é que a reportagem do AP entrou em contato com um bioquímico – conhecedor dos problemas de saúde do município de Uauá por prestar serviços durante alguns anos na administração do então prefeito Jorge Lobo (PMDB) – quando afirmou que o índice de pessoas com câncer no município é assustador, e um dos problemas pode está relacionado ao consumo da água, pois quase todas as vítimas residem na zona rural.
0 comments:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Os comentários escritos abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso Portal. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.