Lançado no último dia 23, o livro “O rito de entrega de ramos no novenário de São João Batista em Uauá-Bahia" aborda elementos tradicionais da cultura religiosa do povo uauaense. De autoria do padre José Erimatéia, a obra é o resultado de sua pesquisa para especialização em Liturgia.
Evidencia aspectos da construção da Igreja Matriz e o surgimento da entrega de ramos, costume realizado durante as novenas do padroeiro da cidade, São João Batista. Após as celebrações, a comunidade em procissão se dirige para a casa do noiteiro do dia seguinte, cantando louvores e fazendo orações. A relação entre esse rito popular e a liturgia da Igreja, o sentido teológico e aspectos voltados à participação plena e consciente dos devotos também são ressaltados no livro. Padre José Erimatéia traz ainda a opinião de alguns paroquianos sobre a entrega de ramos.
“A leitura é uma rica fonte de pesquisa que contribui para ampliar o acervo cultural e religioso da cidade de Uauá. O rito de entrega de ramos é bem significativo, pois ressalta a responsabilidade que todos devem ter para com a fé e a devoção ao padroeiro”, afirmou o padre.
Para ter acesso ao livro, entre em contato no telefone (74) 3673 1069.
Redação: Meire Souza/Pascom Uauá
A capa está ben original, linda!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA capa está bem original, linda!
ResponderExcluir